sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Sistema André Caldas de Revisão Inteligente


Esse artigo faz parte de uma sequencia de 5 artigos que ensinam um método poderoso de memorização, que é a Revisão Inteligente. Esse é o terceiro artigo da série e nele você vai conhecer o método de revisão inteligente que criei e que simplifica tremendamente o trabalho de revisão de seus resumos. Ele simplesmente acaba com a complicação de saber quando revisar o que.

Para saber que informações você já revisou ou não e quantas vezes e quando precisará revisar novamente, você pode adotar esse método simples ou criar o seu próprio método, que pode ser tanto em seu PC, quanto em fichários.

Sistema André Caldas de Revisão:

A cada dia faça o seguinte: 

Passo 1) Abra um novo arquivo Word e anote tudo de mais importante que aprendeu no dia de hoje e que deseja revisar. Anote só as informações mais importantes. Para aprender como criar um resumo eficiente, você pode acessar esse meu outro artigo: Como criar um resumo eficiente.

Passo 2) Nomeie esse arquivo com a próxima data em que precisará revisá-lo. Se você criou o arquivo no dia 20-09-2013, dê a ele o nome: 21-09-2013 (próxima data em que precisará revisá-lo) e vá alterando seu nome a cada revisão que fizer.

Para saber em qual revisão desse arquivo você está, acrescente na frente do nome que deu a ele um dos seguintes termos: Dia- / Semana- / Mês- ou Semestre-. Exemplo: Dia- 21-09-2013



Passo 3) Continuando a explicação, nesse exemplo, no dia seguinte (dia 21) você irá revisá-lo e renomear para: Semana-28-09-2013 (revisão de 1 semana), depois de uma semana irá revisá-lo mais uma vez e renomear para: Mês-28-10-2013 (revisão de 1 mês) e por fim para: Semestre-05-10-2014 (a ultima revisão de 6 meses).

Passo 4) Dessa forma, guardando todos esses arquivos Word numa única pasta chamada "Minhas Revisões", você sempre saberá o que precisa revisar na data de hoje, simplesmente procurando pela data de hoje. O arquivo de revisão ou revisões de hoje terão a data de hoje.


Passo 5) Crie uma pasta dentro dessa pasta de revisão chamada: "Revisão Concluída" e coloque nessa pasta todos os arquivos com o nome "Semestre-" que você já revisou pela ultima vez e não precisará revisar mais.


   Trabalho de Revisão à Ser Feito

Qual será o tamanho do seu trabalho para seguir esse método, vejamos:

Primeira semana: Na primeira semana de uso do método você terá que revisar uma ficha por dia, que é a ficha criada no dia anterior.

Da segunda até o primeiro mês: Da segunda semana até o primeiro mês terá que revisar duas fichas por dia. A ficha criada no dia anterior e a de 7 dias atrás.

Do primeiro mês até o sexto mês: Terá que revisar três fichas por dia: A do dia anterior, a de 7 dias atrás e a criada a 1 mês atrás.

Do sexto mês em diante: Terá que revisar quatro fichas por dia: A do dia anterior, a de 7 dias atrás, a de 1 mês atrás e a criada a 6 meses atrás.

Esse é o trabalho que terá para usar esse método e que permitirá lembrar todas as coisas mais importantes que aprendeu ao longo dos meses de estudo.


Atraso na Revisão

Se num determinado dia você não conseguir revisar os arquivos do dia, por qualquer motivo que seja, existem duas soluções:

1) Se o atraso for de um dia ou dois, você pode revisá-los todos num único dia, eliminando de uma vez os atrasados.

2) Se o atraso for de mais de dois dias, você pode dividir a revisão dos atrasados nos próximos dois ou três dias. Nesse caso, modifique os nomes dos arquivos para as datas em que deseja revisá-los, reagendando suas revisões.


Não tenho tempo pra isso!!!

Se você disser que não tem tempo pra isso, saiba que isso é uma grande, enorme, gigantesca, monumental burrice! Um aluno que estuda para passar numa prova ou concurso daqui alguns meses e que usa esse método, gasta alguns poucos minutos a mais por dia para criar a ficha de revisão daquele dia e revisar as outras que precisam de revisão naquele dia.

Já um que não utiliza esse método, ao longo dos meses, perceberá que esqueceu quase tudo do que estudou, o que resultará em duas possibilidades:

1) Fracassará na prova por não lembrar os detalhes do que estudou ou

2) Precisará reestudar tudo de novo do zero, porque terá esquecido quase tudo, o que demandará muito, mais muito mais tempo do que gastaria com o sistema de revisão inteligente que proponho aqui.

No final das contas, fazer essa revisão é economizar horas valiosas de estudo e garantir seu sucesso como estudante. Para exemplificar, leia abaixo o case de um de meus alunos.


O advogado que perdeu 1 ano e meio de estudo!!!

Recentemente recebi a ligação de um advogado que queria uma consultoria de memória para resolver o seguinte problema: ele estava fazendo uma especialização há 1 ano e meio na sua área e após 1 ano e meio de muita dedicação, tendo se esforçado para aprender tudo que foi ensinado em sala de aula, ao revisar alguns assuntos estudados, percebeu que esqueceu quase tudo que havia memorizado com tanto esforço. Ele comentou: "Deve ter alguma coisa errada com meu método de estudo! Não sou burro! Me dediquei, aprendi, então, por que esqueci? A primeira pergunta que fiz a ele foi a seguinte: Você criou resumos de revisão? A resposta dele, como eu já esperava foi: não!

Desnecessário dizer o que ensinei a ele nessa consultoria. Falta de Revisão! Esse era o elo fraco em sua corrente. O seu calcanhar de Aquiles! Fazia tudo certo, mas não criou um plano de revisão e, por isso, simplesmente esqueceu o que estudou.


Você entendeu ou quer que eu desenhe?????

Agora que você aprendeu como funciona o Sistema André Caldas de Revisão Inteligente, deixe-me te ensinar como selecionar o que colocar ou não no seu sistema de revisão e como anotar essas informações, clicando nesse artigo: "Como resumir de forma eficiente".

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: memorização, revisão, branco de memoria, esquecimento, estudo

15 comentários:

  1. Ótima dica! estava careca de saber que é necessário revisar, mas sempre me perdia nas minhas anotações de revisão. Vou adotar o seu pois me pareceu o mais pratico até o momento. Aliás, ninguém constuma explicar o "como fazer" kkk...
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Alessandra. Espero que meu sistema esteja te ajudando bastante! Eu também criei ele, exatamente porque nunca encontrei em nenhum livro uma forma prática de realmente organizar os arquivos de revisão. Abraço!

      Excluir
    2. Eu comprei o curso completo da Neurosoftware com os 8 módulos mais os 4 brindes, mas o meu computador estragou e perdi todo o curso. Tinha estudado quase tudo, só faltaram os módulos 6, 7 e 8 e os 4 brindes. Se pudesse reaver o curso com o André, ficaria muito feliz.

      Excluir
    3. Olá voce conseguiu reaver o curso?

      Excluir
  2. Fantástico a Alessandra disse a verdade, ninguém nunca ensina o "como fazer" ta de parabéns amigo!!

    ResponderExcluir
  3. Fantástico a Alessandra disse a verdade, ninguém nunca ensina o "como fazer" ta de parabéns amigo!!

    ResponderExcluir
  4. Fantástico a Alessandra disse a verdade, ninguém nunca ensina o "como fazer" ta de parabéns amigo!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Eu tanmbém já tinha lido sobre a importância das revisões, mas me sentia perdida sobre como fazer. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento :)

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe você! Parabéns por fazer a diferença e não ser mais um egoísta que tudo quanto "cria" quer vender.

    ResponderExcluir
  7. Boa dia, comprei 5 videos há uns 10 anos atrás ou mais e ja fazem 5 que perdi o código de acesso, a empresa ainda existe ? tem como obter novo código de acesso a esses videos ? qual o telefone de contato

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir