quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alimentos que Emburrecem Seu Cérebro


Sabia que ao se alimentar mal você pode estar "comendo a própria inteligência". Pois é, se você adora fast food, alimentos industrializados e muito GAS (Gordura, Açúcar e Sal) em sua comida, saiba que isso, além de afetar seu corpo, afeta também seu desempenho cognitivo. Nosso sistema nervoso é formado por células, que precisam de uma nutrição adequada para sua manutenção.

Vamos conhecer a lista dos 8 alimentos e práticas alimentares que mais prejudicam o desempenho cognitivo:

1) Fast Food: O estilo de vida Fast Food está na alma do problema. "As pessoas que optam pela praticidade dos alimentos prontos tendem a ter uma vida mais estressante e desregrada. Este estilo de vida, aliado a uma má alimentação pobre em substâncias antioxidantes (que são importantes para a saúde das células, previnem o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres), afeta o sistema nervoso diretamente", explica a nutricionista Roseli Ueno.

2) Carboidratos refinados: Podem causar risco de diabetes, aumento de peso, resistência a insulina e piora da circulação sanguínea, o que afeta o cérebro.

Onde é encontrado: refrigerantes, chocolate, bolos, massas, pão, torradas, balas.

3) Açúcar: Açúcar deixa você menos esperto. É o que diz um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em testes realizados com ratos, os pesquisadores concluíram que o excesso de açúcar pode prejudicar o aprendizado e a memória

Os ratos beberam diariamente altas doses de frutose derivada do xarope de milho -  substância encontrada em refrigerantes, bolachas e bolos industrializados, que é seis vezes mais doce do que açúcar da cana. 

Segundo os pesquisadores, os ratos ficaram mais lentos e mostraram atividade sináptica menor. Ou seja, a comunicação entre as células do cérebro ficou comprometida. 

Os pesquisadores acreditam que o excesso de frutose e açúcar pode bloquear uma das funções da insulina: regular como as células usam e armazenam açúcar para gerar energia suficiente para pensar e agir.

4) Gordura saturada: O consumo excessivo destrói os neurônios e faz a pessoa ter vontade de comer ainda mais. Acumulada, ela vai obstruir veias, prejudicar a circulação sanguínea e, finalmente, acabar afetando o cérebro. Ela aumenta também os riscos de doenças cardiovasculares, pressão alta, derrame, aneurismas.

Onde é encontrado: hambúrguer, batata frita, salsicha, bacon, biscoitos recheados, margarina.

5) Sódio: A maioria proporciona em um só produto quase 50% ou mais de sódio do que é recomendado e isso traz problemas circulatórios, como excesso de retenção de líquidos, aumento da pressão arterial, problemas renais e ao longo dos anos poderá trazer doenças sistêmicas sérias como hipertensão, doenças cardiovasculares, etc.

Onde é encontrado: caldo de carne em tablete, Sal Refinado de cozinha adicionado sobre os alimentos, bebidas alcoólicas em excesso, molho shoyo, temperos preparados como Fondor.

6) Aspartame: O aspartame é constituído em 90% por dois aminoácidos (50% fenilalanina e 40% de ácido aspártico) e em 10% por metanol. Tal como no caso do glutamato (também um aminoácido), quando estes são ingeridos como parte do alimento tem uma absorção moderada, mas sob a forma de aminoácidos livres, têm uma absorção demasiado rápida, atingindo o cérebro e induzindo desequilíbrios e uma hiperestimulação das células neuronais. O metanol constitui os restantes 10% do aspartame, e o seu consumo está associada a sintomas como dores de cabeça, fadiga, náuseas, convulsões. Este metanol pode transformar-se noutro composto também muito pouco recomendável, chamado formaldeído, um conhecido tóxico para o cérebro e para a retina. 

O consumo deste edulcorante poderá estar na origem ou no agravamento de: dores de cabeça e enxaquecas, depressão, alterações graves de humor, perda de memória, tonturas e alterações de equilíbrio, comportamento agressivo, desorientação, hiperatividade, excitabilidade, alterações na visão, ataques de pânico, convulsões, alterações no sono e insônia, perda de memória, e mesmo aumento da incidência de doença de Alzheimer. 

É sem dúvida um composto que depois de lhe dar um sabor doce na língua, lhe pode dar muitas amarguras. Comece por isso a ler os rótulos com atenção e evite todos aqueles que mencionem "aspartame” ou E951.

7) Corantes alimentares E102, E133 e E124: Os corantes alimentares vieram para ficar: gomas de todas as cores, gelados de cores vivas, sumos e gelatinas e muitos outros exemplos coloridos tentam há muito substituir as cores da natureza.  As festas de crianças estão repletas de cor, mas quando esta cor está contida nos alimentos, a consequência pode ser tudo menos colorida. O consumo destes corantes alimentares está associado a hiperatividade infantil, ao despoletar de crises de asma e a eczemas.  Tartrazina ou E102, Ponceau Red ou E124 e Azul Brilhante ou E133 são alguns dos nomes que deve evitar, mas há mais!  

Atualmente já existem corantes feitos a partir de produtos naturais que prometem colorir a festa de anos da sua criança, sem lhe causar dissabores.

Depois de saber disto, o nosso conselho vai para que comece a usar a natureza para dar sabor e cor aos seus pratos, usando diferentes ervas aromáticas e especiarias,  para adoçar a boca opte por edulcorantes naturais, como o stevia ou o xilitol e para colorir as festas das suas crianças, use corante feito a partir de compostos naturais.

8) Glutamato monossódico: Este aditivo alimentar é classificado como um intensificador de sabor, e é o responsável pelo gosto Umami. Sim, para quem não sabe, já não há apenas 4 gostos (o salgado, o doce, o ácido e o amargo), existe um 5ª chamado Umami, que pode ser traduzido para "Saboroso”, e que é dado principalmente por um aminoácido chamado glutamato

Há diferentes alimentos que são naturalmente ricos neste aminoácido (como é o caso do tomate maduro), mas a indústria alimentar quis aproveitar a capacidade deste composto em tornar os alimentos mais saborosos, e começou a comercializar o composto em forma de concentrado, para que todos os nossos cozinhados pudessem ficar mais saborosos. O Glutamato monossódico tornou-se assim, rapidamente, o segredo de muitos pequenos e grandes cozinheiros. Mas isto tem um preço para a saúde...

Quando ingerimos glutamato monossódico sob a forma concentrada e usada como aditivo alimentar, este é absorvido rapidamente, ao contrário do glutamato naturalmente presente nos alimentos que vai sendo absorvido à medida que o alimento vai sendo digerido. Esta absorção rápida condiciona um aumento rápido dos níveis de glutamato no sangue, e consequentemente no cérebro. 

Alguns dos nossos neurônios usam o glutamato para comunicar entre eles (são os chamado neurônios glutaminérgicos), possuindo um efeito de excitabilidade.  A entrada de quantidades elevadas de glutamato a nível cerebral pode induzir uma hiperexcitabilidade demasiado elevada a nível destes neurônios capazes de "ouvir” o glutamato, que pode mesmo induzir morte neuronal. Hiperatividade, enxaquecas, náuseas e vômitos são apenas alguns dos sintomas. 

Atualmente este aditivo alimentar pode ser encontrado em diferentes produtos alimentares, e sob diferentes nomes. Se o quiser evitar leia os rótulos atentamente e fuja das palavras "glutamato monossódico”, "Monoglutamato de sódio”, "extrato de levedura”, "proteína vegetal hidrolisada” ou E621.

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: inteligência, burrice, alimentação, estudo

3 comentários:

  1. Adorei a matéria. Seja quem for o dono desse blog é um visionário.

    ResponderExcluir
  2. A página www.neurosoftware.com.br está sendo bloqueada por meu antivirus por estar infectada com o virus "Trojan-Spy.HTML.Fraud.iz" no arquivo "favicon.ico"

    ResponderExcluir