quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Quem apaga sua memória depois que estuda?


Você estuda, estuda, estuda e estuda ainda mais e no dia seguinte, quando vai tentar lembrar de tudo que havia guardado perfeitamente na "cachola", tem a nítida sensação de que um agente da MIB apagou sua memória durante a noite?

É meu amigo estudante! Isso é grave! Você provavelmente está sofrendo da "síndrome" conhecida como: Cérebro Humano, que é a chatice de ter na cabeça um cérebro humano ao invés de um HD de ultima geração. De humano pra humano, vamos então ver algumas dicas de como solucionar esse problema:


1) O problema não é você e sim seu cérebro: Antes de começar a se ofender, dizendo coisas como: "Tenho péssima memória!", "Sou burro!" , "ninguém me ama!", etc. Entenda que esse problema é mal de todo mundo! Acontece que já foi provado que em 24 horas o cérebro humano esquece até 80% do que aprende! (Bichinho lesado, não acha?)

2) O problema é você:  Agora que te acalmei e passei a mão na sua cabeça, dizendo que você não tem culpa, que você é o cara e que na verdade a culpa é do lesado do cérebro que tende a esquecer o que aprende, deixe-me dizer, que o problema é você!  Posso até ouvir você reclamar: "Pô, mas como assim? O problema é ou não é meu?  Se decide! " 

A verdade é que o problema também é seu, pois embora o cérebro tenha a tendência a esquecer, ele vai esquecer por determinados motivos, o que nos leva ao próximo item...

3) Por que o cérebro esquece: Existem 3 motivos pelos quais o cérebro realmente esquece até 80% do que aprende em 24 horas, vamos ver: 

O cérebro esquece porque você não prestou atenção e não aprendeu direito. Para o cérebro guardar alguma coisa a longo prazo é preciso que a informação seja importante para você e a maneira do cérebro te perguntar se algo é importante é analisando o quanto de atenção você deu a isso na hora que entrou em contato com a informação. (Seu professor tinha razão, tá vendo! Preste atenção!)

O cérebro esquece porque você não impactou o cérebro com a informação. Sabe aquele trauma que você tem porque uma barata um dia pulou no seu braço ou porque você quase caiu um dia de um lugar alto ou porque uma garota te deu um fora quando disse que gostava dela? Essas são coisas que você nunca mais esquece, nem as vezes querendo esquecer. Porque isso? Simples: Impacto! Pro cérebro não esquecer alguma coisa ele precisa ser impactado com a informação. E para impactar o cérebro com a informação o segredo é usar técnicas eficazes de memorização, que tornem a informação mais divertida, visualmente mais atraente, mais resumida, mais organizada, etc. 

O cérebro esquece porque você não revisou a informação. Esse é o terceiro motivo pelo qual o cérebro esquece e tenho certeza que você vai achar isso uma trollagem biológica, mas a verdade é que ainda que você memorize uma informação com perfeição, depois de um tempo o cérebro acaba esquecendo parte do que aprende. O segredo nesse caso é usar uma técnica chamada revisão Inteligente, que exige um mínimo de perda de tempo e uma excelente manutenção da informação a longo prazo, mas isso é papo pra outro dia...

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: memorização, branco de memoria, esquecimento, estudo

Um comentário: