quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

9 Alimentos que Turbinam a Concentração

concentração

Sua concentração está tão ruim que depois de duas horas estudando você se pergunta qual o nome do assunto estudado? Anda tão sonolento durante o dia que a sua soneca do almoço dura 4 horas? Meu caro amigo estudante, escrevemos esse artigo sob medida para você e garantimos que irá ajudar a resolver seu problema de concentração e disposição! Vamos melhorar a concentração?

Abaixo você encontra uma lista filé, com os 9 alimentos e nutrientes mais poderosos para potencializar sua capacidade de concentração. Use e abuse deles e notará melhoras significativas em sua capacidade de se concentrar em pouco tempo:

1) Menos gordura - Pra começo de conversa, se morre de vontade de tirar uma soneca depois do almoço, talvez esteja consumindo muita gordura. É o que afirma um novo estudo que comprovou que a ingestão excessiva de alimentos gordurosos está associada a índices mais elevados de sonolência. Então, elimine gorduras e frituras em excesso de sua alimentação e melhora sua concentração

2) Carboidratos - Em segundo lugar, é importante saber que a glicose é a energia do cérebro e ficar muito tempo sem comer carboidratos (excelente fonte de glicose) diminui a atividade mental. Carboidratos complexos (pão, batata, grãos) são absorvidos de forma lenta, fornecendo energia de forma regular. Já a glicose dos doces é absorvido tão rapidamente que é armazenado como gordura no corpo, sem fornecer energia de modo constante.

O consumo de carboidratos, como: cereais integrais evitam a sonolência depois do almoço e deixam o estudante mais alerta. A razão disso é devido as fibras presentes nos carboidratos integrais, que ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. A falta de carboidratos prejudica a concentração e o aprendizado. A indicação é consumir arroz, pão e macarrão integral, além de aveia.

Laranja e banana: Fontes excelentes também de glicose rápida, porque dá ao cérebro a energia ideal para melhorar rapidamente a capacidade mental de concentração e processamento de informação.

3) Ferro - Quando se fala em concentração e disposição física é importante verificar também se não há anemia, por ausência de ferro. O ferro forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro, fortalecendo a parte metabólica e energética. Uma pessoa com anemia tem fraqueza, indisposição, falta de energia e, inclusive, perda de concentração e de aprendizagem. O ferro está presente nos seguintes alimentos: feijão, gema do ovo, sardinha, carnes escuras do frango e carnes vermelhas, principalmente as vísceras (como fígado).

4) Ginseng - Agora que cuidamos do essencial, vamos começar a falar sobre nutrientes que estimulam o cérebro, começando pelo ginseng. O ginseng é a erva mais estudada do mundo para o aumento da performance física. Muito indicado para combater o estresse e o cansaço. Possui ação adaptógena. Aumenta a concentração e a memória, tônico geral, revigorante e fortificante. Acrescentar uma colherzinha de chá ao suco pela manhã aumenta a concentração de dopamina, que é um hormônio, e que por sua vez, ativa o estado de alerta. Recomendadíssimo!

5) Sálvia - É uma plantinha muito indicada para quem está estudando porque melhora a capacidade de concentração e o aprendizado. Aumenta o poder de concentração em até três horas. Ingerir meia hora antes dos estudos em forma de salada ou chá.

6) Cafeína - Um dos nutrientes mais conhecidos e utilizados para aumentar o estado de alerta e concentração. É um potente estimulante do sistema nervoso central. Ele combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta. Tem efeitos positivos, como aumento da disposição física e diminuição do sono. Em excesso, pode causar danos à memória.  Consumir café, chá preto e verde. Coloque o mínimo de açúcar em seu café, pois o açúcar é um vilão do cérebro. Em excesso, leva a pequenas inflamações que danificam os neurônios. Então, consuma café, com pouco ou nenhum açúcar.

7) Chocolate -  O chocolate também contém cafeína, além de melhorar o estresse, porque libera endorfina. A indicação é o mais amargo. O chocolate meio amargo no dia das provas é uma boa pedida! O cacau é rico em feniletilamina, substância que é produzida pelo próprio cérebro e que ativa seu funcionamento.

8) Pimenta - Um pouco de pimenta na sua alimentação é o suficiente para aumentar sua atenção, tanto no dia a dia, como na véspera de uma prova ou exame importante. A vantagem é que o consumo de pimenta – de preferência as mais fortes – não resulta na ansiedade e na insônia que costumam acompanhar a ingestão de café.

Uma substância extraída da pimenta do reino é um estimulante natural e vem sendo utilizada no tratamento de atletas e idosos, pois agiliza a absorção de nutrientes A piperina é um alcalóide extraído das sementes da pimenta do reino e que possui diversas propriedades benéficas à saúde. Entre as principais características está o fato de ser um estimulante natural e agir na absorção de selênio, vitamina B e betacaroteno.

9) Zinco, Selênio, Ferro e Fósforo - São sais minerais que participam de inúmeras trocas elétricas e mantêm o cérebro acordado e ativo (elétrico). Presente em todas as sementes e grãos, em raízes e nas folhas verde escuro e no iogurte.

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: concentração, alimentação, estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário