sábado, 14 de dezembro de 2013

Como Resumir de Forma Eficiente


Esse é o quarto artigo da sequência de 5 artigos que fazem parte do método da: Revisão Inteligente. No artigo anterior: "Sistema André Caldas de Revisão Inteligente" ensinei um método para criar e gerenciar corretamente seus arquivos de revisão e nesse artigo vou ensinar como resumir de forma eficiente tudo que você aprende em cada dia.

MATERIAL - No final de cada dia, reúna os livros, apostilas, cadernos, vídeos e qualquer outro material que tenha estudado durante o dia.

SELEÇÃO - Faça uma análise de tudo que estudou durante o dia e selecione as informações importantes; aquelas que você deseja memorizar ou que tem, por exemplo, a chance de cair numa prova para a qual esteja se preparando. Selecione o que é importante, Perguntando a si mesmo:


1) Das informações que aprendi hoje o que preciso memorizar?
2) O que é importante e tem chance de cair na prova?
3) Quais são os conceitos, regras, fórmulas, leis, etc. que preciso ter bem arquivados em minha memória?


DIVISÃO – Se a informação a ser memorizada é muito extensa, divida ela em diversas partes. Procure fazer uma divisão lógica do conteúdo, organizando as informações por assuntos. Quanto mais extensa for a informação (como é o caso da matéria de direito) mais divisão por assuntos você deve criar.



Pergunte a si mesmo:



1) Qual a melhor maneira de dividir essa informação por assuntos? 

2) Em quantos assuntos ela se divide ou pode se dividir?



COMPACTAÇÃO - Depois de ter selecionado as informações importantes, passe-as para seu sistema de revisão. Ao anotar as informações, procure resumir ao máximo. Escreva somente aquilo que for realmente importante e use poucas palavras. Elimine tudo que não for essencial para sua compreensão. Isso vai diminuir seu trabalho na hora de fazer as revisões e vai facilitar a memorização.

Eu chamo essa técnica de “compactação de memória” que é um sistema muito semelhante a compactação de informações que se faz no computador através do Winzip, para que a informação caiba num espaço menor e seja enviada com mais facilidade pela internet.

Pergunte a si mesmo:

1) Que palavras podem ser eliminadas? 
2) Quais são as palavras essenciais para a compreensão dessas informações?

Veja abaixo os exemplos:

Exemplo de compactação errada: 
Triângulo Equilátero - Triângulo Equilátero é aquele que tem três lados iguais e três ângulos também iguais

Exemplo de compactação certa: 
Triângulo Equilátero - Três lados e três ângulos iguais

TRADUÇÃO - Ao fazer suas anotações procure traduzir termos complicados numa linguagem que seja acessível para você. Escreva a explicação, aquilo que você deseja lembrar, isso vai facilitar o resgate da informação no futuro. Suponhamos, por exemplo, que você tenha acabado de estudar os ossos do corpo humano. Você pode então traduzir o nome científico de cada osso, de uma forma que se torne fácil para você recordar. 

Pergunte a si mesmo:

1) Como eu posso traduzir essa informação para facilitar a memorização? 
2) Quais são as palavras mais simples para descrevê-la?

Veja abaixo os exemplos:

Clavícula - Osso dos ombros
Patela - Osso do meio do joelho
Tíbia - Osso da canela

CORES - Se possível, procure trabalhar com 3 cores diferentes em suas anotações. Usando cores diferentes suas anotações ficarão mais atraentes e mais bem organizadas. Abuse de sublinhados e marcas coloridas. Use o realce amarelo (no Word) ou caneta-marcador de cor amarelo para marcar as coisas mais importantes. Amarelo ajuda na memória.

DESENHOS - Aposte em desenhos e gráficos para esclarecer ideias complicadas.

Agora que aprendeu como resumir de forma eficiente, aprenda a estratégia correta de como "revisar", de como "ler" esse resumo na hora em precisar revisá-los, acessando o artigo: "Como Revisar Seu Conhecimento".

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: memorização, resumo, revisão, branco de memoria, esquecimento, estudo

4 comentários: