terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Técnica de memorização com perguntas: Transforme seu texto em perguntas e respostas!


Memorizar com perguntas – Toda vez que você ouve ou faz a si mesmo uma pergunta, dispara no seu cérebro um mecanismo que vai buscar a resposta para essa pergunta. O cérebro é curioso e na maioria das vezes não vai parar de processar, até que encontre a resposta para a pergunta.

Pensando desta forma, uma dica para decorar qualquer coisa é pegar o conteúdo a ser memorizado e transformá-lo em várias perguntas e respostas. Ao ler as perguntas e respostas, isso facilitará a memorização. Você conseguirá guardar com mais facilidade.

Na minha época de escola havia um professor de ciências que considero um dos melhores professores que já tive. Professor Josiel, esse era o nome dele, era aquele tipo de professor que entra na sala de aula realmente com a intenção de ensinar, ao invés de apenas colocar a matéria no quadro. Isso, obviamente, afetava o tipo de experiência que tínhamos com sua aula.

Uma das coisas que o professor Josiel fazia para facilitar a aprendizagem era apresentar todo o conteúdo de sua aula em forma de perguntas e respostas. Lembro que nós alunos, adorávamos esse método utilizado por ele, pois facilitava a memorização e tornava sua aula mais interessante.

Ele transformava previamente todo o conteúdo de sua aula em perguntas e respostas e colocava no quadro no início da aula, as perguntas as quais iria responder naquela aula. Isso naturalmente despertava nossa curiosidade, já que perguntas estimulam a busca de respostas.

Como eu gostava bastante do método e obtinha excelentes resultados com ele, passei a aplicá-lo também para o estudo de outras matérias, convertendo eu mesmo o conteúdo que precisava memorizar dessas outras matérias em perguntas e respostas.

Se você quiser, pode usar esse método em associação com o método da criação de cartões de memória (Flash Cards). Pegue um determinado conteúdo que precisa memorizar e crie um resumo dele em forma de perguntas e respostas. Anote de um lado de um cartão uma pergunta e do outro lado uma resposta. Faça isso com todo o conteúdo, criando diversos cartões. Se quiser incrementar ainda mais o método você pode escrever a pergunta com uma cor e a resposta com outra cor e pronunciar também em voz alta para si mesmo o conteúdo dos cartões, de forma a envolver também a memória auditiva.

Para testar se memorizou ou não a informação, basta ler cada pergunta e procurar recitar de memória o conteúdo na parte de traz do cartão – a resposta.

O método das perguntas é um método especialmente útil para as pessoas mais lógicas e racionais, que gostam de exercitar o raciocínio através do questionamento. Pessoas assim, às vezes não se dão muito bem com técnicas sinestésicas ou visuais de aprendizagem.

Bons estudos!

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: Memorização e Perguntas, Perguntas para memorizar, Perguntas na Memorização, Técnicas de Memorização, Memorização, Técnicas de Estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário