sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Facilitador de Raciocínio - Comece o estudo do assunto pelo todo!


Como facilitar a compreensão - Qual é a maneira mais fácil de montar um quebra cabeça?

Simples: Vendo antes qual a figura que o quebra cabeça representa.

Da mesma forma, qual é a maneira mais fácil de dominar um determinado assunto de um livro?

Bem, a resposta é a mesma: Procurando antes, ter uma ideia geral do livro. Começando o estudo do livro ou do assunto pelo todo, antes de ir para as partes.

Portanto, antes de começar a ler o livro desde o início, procure ter uma visão geral do livro ou do capítulo do livro que vai estudar. Leia a capa e contra capa, leia o índice, leia os títulos e subtítulos em negrito de cada um dos capítulos. Observe os gráficos, esquemas e desenhos. Leia pequenos trechos que lhe chamem a atenção e pareçam interessantes, etc.

Fazendo isso, você terá uma idéia geral de como é o livro, o que facilitará a compreensão dos assuntos específicos que serão estudados em seguida.

Dependendo da complexidade do assunto estudado, você pode fazer isso com o livro todo e também novamente em cada capítulo antes de iniciar a leitura do capítulo. Pode estar certo de que isso vai facilitar bastante a compreensão de assuntos complexos.

Bons estudos!

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: Como facilitar a compreensão, entendendo assuntos difíceis, estratégia para facilitar o entendimento, Raciocínio, metodo de estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário