segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Exercícios de respiração para despertar o cérebro!


Exercícios de respiração para despertar o cérebro: Como sabemos, o oxigênio é o combustível máximo do cérebro. Um ser humano mediano, pode ficar sem comer por até 30 dias, pode ficar sem beber água por até 3 dias, mas sem oxigênio, por apenas 4 minutos! Uma respiração inadequada pode diminuir a voltagem do cérebro, prejudicando gravemente seu desempenho.

Vamos então aprender dois exercícios simples para oxigenar e equilibrar os hemisférios do cérebro: Você pode fazer esse exercício em qualquer lugar durante o dia, embora ao acordar e ao se deitar, sejam os momentos ideais.

Durante o estudo ou trabalho, o ideal seria realizar esse exercício por 3 minutos a cada uma hora, para acordar e despertar o cérebro.

Exercício: Deve ser feito do inicio ao fim com a boca fechada. Inspire e expire apenas pelo nariz. Com o dedo indicador na lateral do nariz, tape a narina direita. Inspire o ar lenta e profundamente pela narina oposta - a esquerda. Em seguida, solte o ar pelas duas narinas.

Tape em seguida a narina esquerda. Novamente, inspire lenta e profundamente pela narina oposta - a direita. Na sequência, solte o ar por ambas as narinas. Repita o mesmo procedimento de 3 a 5 minutos. Até sentir seu cérebro mais oxigenado e ativo. A prática conduz a perfeição. Portanto, a prática diária de reeducação respiratória vai pouco a pouco condicionando seu corpo e mente a um modo mais saudável de respiração.

É interessante que esta prática não somente auxilia à oxigenação do cérebro, mas também muda seu estado emocional, trazendo tranquilidade e serenidade nos momentos de stress, o que interfere no aprendizado.

Uma alternativa muito útil desse exercício, quando suas mãos não estiverem livres e desejar um aumento imediato em sua energia, é simplesmente inspirar e expirar profundamente por ambas as narinas. Se fizer esse exercício num ritmo mais rápido irá hiperventilar o cérebro e sentirá um aumento imediato na sua disposição. Não precisa exagerar, aumente apenas um pouco a intensidade e retome os estudos!


Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: Respiração e estudo, oxigenar o cérebro, técnica de respiração, estudo, concentração

4 comentários:

  1. Vou tentar, porque tenho apneia do sono e acordo com dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar, porque tenho apneia do sono e acordo com dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Ao acordar, meu cerebro ainda parece dormindo... se essa tecnica funcionar será otimo! Ja estou praticando.

    ResponderExcluir
  4. Ao acordar, meu cerebro ainda parece dormindo... se essa tecnica funcionar será otimo! Ja estou praticando.

    ResponderExcluir