quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Memorização através de músicas


Memorizar com Música -  Já parou pra pensar na facilidade que é decorar e memorizar uma complicada e muitas vezes extensa letra de música? Pois é, a memória arquiva com facilidade ritmo e música. Então use a criatividade e utilize técnica simples e divertida para memorizar o que precisa!

Uma maneira de facilitar o processo de decorar uma informação é transformar numa música com ritmo conhecido. Cante um grande texto ou pequena informação que esta memorizando, usando o ritmo de uma música que goste.

Basta pensar na música e "cantar" a informação nesse ritmo. Não precisa rimar, basta cantar no ritmo da música.

Um comercial de TV que utilizou esse método é o da "Insetizan", quem conhece? Ele informava seu telefone num ritmo musical "dois cinco meia nove meia nove meia noveeeee: Insetizan!!!!" (Veja no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=0Bc20G9b0xU)

Você pode até usar recursos do computador ou celular para gravar o áudio da sua nova versão da música e ouvir em suas revisões!

Esta técnica funciona entre outros motivos, porque quanto mais associações fizermos acerca de uma informação, mais fácil será para nosso cérebro acessá-la através desta rede de associações que criamos diariamente e que são arquivadas na memória.

Além disso, música envolve nosso estado emocional, o que por sua vez, agrega impacto à informação adquirida, reforçando para o cérebro que trata-se de algo importante.

Bons estudos!

Fontes: André Caldas  /  www.neurosoftware.com.br

Palavras chaves: Música e Memorização, Música para memorizar, Música na Memorização, Técnicas de Memorização

Nenhum comentário:

Postar um comentário